quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Autores que eu amo!

Começei a ler na idade considerada "normal". Adorava ler gibis e todos os livrinhos que hoje acho a história boba, mas eram tão coloridos e recheados de desenhos... que eu adorava ficar horas com eles nas mãos. Meus pais costumavam comprar livrinhos pequenos com historinhas bíblicas também, foi assim que eu aprendi muitas das historinhas que hoje, eu conto para as crianças da minha igreja. Quando cheguei na adolescência começei a ler os livros de Nicholas Sparks e me apaixonei! Para mim ele é o melhor romancista da minha década, autor de livros incríveis e de dois dos meus filmes preferidos, "Um amor para Recordar" e "O Diário de Uma Paixão". Mais tarde, fui ler aqueles livros famosos que todos comentavam e despertavam a minha curiosidade vez após vez, foram eles, "Alice no País das Maravilhas", "O Pequeno Príncipe", "Senhor dos Anéis" e pasmem... " A Moreninha", rs. Chegando a adolescência começei a ler Cora Coralina, Drummond, Caio Fernando de Abreu, Martha Medeiros e minha diva, Clarice Lispector.  Com 14 anos li "O Diário de Anne Frank" e fiquei impressionada como a vida real parece filme mesmo... Todos  esses meus autores com certeza eram pessoas sozinhas, amarguradas, solitárias e cheias de problemas. Talvez por isso, escreviam tão bem. Não tenho nada contra Thalita Rebouças, mas sempre achei que minhas amigas perdiam tempo lendo histórias adolescentes enquanto eu queria crescer logo... demais... sempre tive tanta pressa e nunca consegui amadurecer o suficiente...Eu REALMENTE gostaria de ser aquilo que eu planejei para mim... mas se fosse fácil assim, a vida não teria graça, né? Dona Cora já dizia...

"Não sei… Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas."      
(Cora Coralina - Saber Viver)




Então eu começei a acreditar que ajudar e me importar com as pessoas, "mexeria" com o coração delas. Aos poucos eu fui me amargurando também, porque depois que cresce a gente percebe que nem todo mundo merece sua ajuda, merece seu sacrifício, tem gente que não merece nem um bom dia! Mas voltando a questão da leitura... Eu aprendi a ler com sentimento, talvez não com sentido... talvez eu leia com a emoção, com o coração e não com a cabeça. Talvez eu esteja ocupada demais, vivendo devagar quando deveria correr pra alcançar a vida... talvez eu esteja muito ocupada fazendo as tarefas e deixando de pensar e defender aquilo que não estava no meu script de vida. Mas eu entendi que eu só poderia alcançar o coração de alguém se antes eu chegasse ao meu... foi ai que me joguei na fantasia do risco que envolve a literatura.


Acho que começei a me apaixonar mais ainda pela leitura, não essecialmente pelos livros, embora estes sejam meus presentes prediletos, mas foi por ler que eu me apaixonei... e por ler aquilo que me interessa, que fique bem claro! Não ter o livro em minhas mãos não me empedia de encontrar a história, foi ai que a internet chegou em minha vida. Eu admiro quem consegue expressar seus sentimentos escrevendo... porque no meu caso, acho que isso não acontece. Então... ai vão algumas pe´rolas do meu baú...





(…) farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se d"á pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz…"

(Clarice Lispector)




Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.
                                                              (Cora Coralina)




… eu não suportava mais lembrar de tudo o que se perdeu, tudo o que perdi, não fui e não fiz, mas não conseguia parar de pensar.”                                                                                                            (Caio Fernando Abreu)





“E note bem: não sou agressiva, mas defensiva.”

(Martha Medeiros)




“Quero que você saiba que sempre será parte de mim. No tempo que passamos juntos, você conquistou um lugar especial no meu coração, que eu vou levar comigo para sempre e ninguém pode substituir… Mas, acima de tudo, você é o primeiro homem que amei verdadeiramente. E não importa o que o futuro traga, você sempre será, e sei que minha vida é melhor por causa disso.”

                                                                                         (Nicholas Saparks - Querido John)


Nenhum comentário:

Postar um comentário