O Grupo I, composto por Anailza , Ana Paula , Camila e Claúdia , nos apresentou o texto :
"Interação, alfabetização e letramento: uma proposta de/para alafabtização, letrando. (Sérgio Roberto Costa)",
que trata justamente da temática mais polêmica abordada em sala, LETRAMENTO X ALFABETIZAÇÃO. O grupo se propôs a trazer um esclarescimento sobre os dois conceitos à luz de Bourdieu e das reflexões do autor, Sérgio Costa. Na apresentação do grupo, ficou muito nítido o papel dos professores frente a temática da alfabetização, do incentivo e estimulo à leitura, como discutimos tantas vezes. Por isso, para complemento do trabalho, acrescentei um vídeo muito interessante, segue abaixo. Durante anos pensava-se que ser alfabetizado era conhecer o código linguístico, ou seja, conhecer as letrinhas do alfabeto. Após as discussões da turma e também apresentação do grupo I, posso dizer que ficou claro para nós que aprender uma língua não é só aprender palavras, mas é também aprender seus significados culturais, e, com eles a maneira de que cada pessoa interpreta a sua realidade. O grupo também enfatiza o princípio freiriano de que, o melhor método de alfabetização é aquele que envolve a realidade do aluno. E letrar, significa a inserção do indivíduo ao mundo letrado, trabalhando diversos usos da escrita no meio social. É formar um leitor capaz de interpretar o que lê.
"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve,
mal vê."
Malba Tahan
mal vê."
Malba Tahan
Parabéns ao grupo 1 ! E novamente, parabéns a você pela descrição dos grupos !
ResponderExcluirAryanna, as sínteses das apresentações ficaram muito boas! Além disso, usar o recurso de "linkar" os participantes aos seus blogs foi SENSACIONAL! Parabéns!
ResponderExcluirIvan