quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como é possível incentivar as crianças à leitura?

Na aula de hoje nós trabalhamos o texto, Alfabetizar Letrando - Luciana Soares
onde levantamos questões sobre o incentivo à leitura. 
  • Como é possível estimular a leitura às crianças? 
  • O que pais e professores podem fazer para que a criança se desperte para a leitura?
  • Como os pais interferem nesse processo? 
  • O que os professores podem fazer para tornar a leitura interessante e não maçante?
É preciso que entendamos que os pais e também os professores são responsáveis pelo interesse da criança pela leitura. Este, pode parecer um posicionamento errôneo, mas é a realidade. Ao invés de deixarem de aplicar a leitura como um castigo ou uma obrigação, o diferencial é mostrar a criança que a leitura apresenta um mundo diferente dando-lhes a oportunidade de criar, inovar, fantasiar, viajar e sonhar. Claro que não podemos fugir da realidade da criança, mas não é proibido o incentivo aos sonhos, até porque, com dedicação e força de vontade é possível mudar a nossa realidade. Já tivemos muitos exemplos de  superações, encontramos ai mais um meio de incentivarmos a leitura, trazendo histórias de pessoas que romperam com seus limites e deram um rumo melhor às suas vidas. Por isso é necessário que os pais e professores assumam o papel de mediadores entre criança e leitura e desse modo, ao pensamento crítico. Quando pensamos em uma maneira de incentivá-los, lembramos das contações de histórias, que podem ser realizadas em sala de aula, em casa pelos pais ou até mesmo num encontro de pais e professores. Essa também é uma outra questão importante, o encontro de professores e pais nas escolas, para analisar o desenvolvimento do aluno e também como ajudá-lo. Os pais são espelhos para seus filhos, se o pai não pratica a leitura o filho tende a não praticar também. Mas se o pai, ainda que não pratique, estimule o seu filho a praticar e esteja ao seu lado apoiando, este filho conseguirá desenvolver este hábito com mais facilidade. Eu me lembro que quando estava cursando o antigo CA, hoje é a primeira série, eu havia saído da creche direto para uma escola grande. Fiquei meio perdida e não estava acompanhando a minha turma, a professora chamou minha mãe, que trabalhava muito e quem me criava era a minha avó, e disse a minha mãe: "- Mãezinha, se a senhora não estudar com a sua filha, ela vai reprovar." Eu realmente não me lembro de ter tido problemas com a leitura, desde que me entendo por gente, sempre gostei de ler e procurei ler bastante. Mas a minha professora, tia Sandra, como era carinhosamente chamada pela turma, conversou com a minha mãe e a deixou consciente de que precisava me ajudar. A partir disso, eu comecei a ler mais e sair da frente da tv, como ficava todas as tardes. Minha avó também interferiu no processo, líamos juntas a bíblia, revistas, jornais, meus livrinhos de historinhas... e assim, eu desenvolvi gosto pelo ato de ler. Sendo assim, fica claro a importância que os pais têm na formação das crianças como leitores. E cabe ao professor observar e auxiliá-los, pois é bem verdade que muitos pais não sabem como ajudar seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário