quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alfabetização & Letramento

     Após termos feito a discussão do texto  "Alfabetizar Letrando" de Luciana Garcia , fica muito claro para mim que é papel do professor fornecer ferramentas para que o aluno construa o seu processo de aprendizagem da leitura e escrita. Principalmente quando tratamos da Educação Infantil, ai o papel da escola é maior na apropriação da escrita alfabética e significação das palavras. Isto porque, quando tratamos de letramento, queremos justamente trabalhar o conceito de significação das palavras, e alfabetização compõe o que chamamos reconhecer e decodificar o código linguístico. Por isso, " É essencial praticar a leitura e a escrita no cotidiano escolar “trabalhar com palavras”, propiciar aos alunos refletir sobre elas, montá-las e desmontá-las", de acordo com  (MENDEL, 2008). É necessário que o professor entenda que a prática da leitura e da escrita em sala de aula, ajuda o aluno a ativamente, construir essa "invenção social", (de acordo com VYGOTSKY), que é a escrita alfabética. Pensar novas formas de ensinar as crianças e estimulá-las a ler, escrever, pensar, refletir, criticar.... chega a ser um pouco redundante, mas é preciso que o professor compreenda que é papel dele pensar em novas práticas e atividades, novos modos de incentivo.
     Então escolhi este vídeo para a ilustração dos meus pensamentos. Foi para mim, uma experiência incrível a construção que essa professora desenvolveu com seus alunos, com certeza é uma prática que eu vou levar para minhas turmas também.





Esta dinâmica foi realizada pela professora Giani, da rede municipal de Joinville :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário