quinta-feira, 22 de março de 2012

Linguagens Infantis e outras formas de Leitura...

Debate 1   =)
Essa composição de Toquinho também ilustra perfeitamente o texto que trabalhamos em TAELP para esta semana. Linguagens infantis , outras formas de leitura. Já no prefácio, nos é apresentado que o debate do COLE não está em ensinar as crianças da educação infantil a ler e escrever, mas consiste em buscar um novo modelo pedagógico em que as multiplas linguagens e formas de expressões subjetivas e sociais possa ter seu lugar reconhecido. O ideal é que as crianças sejam alfabetizadas dentro de propostas pedagógicas consistentes e organizadas, "...pôr a pessoa no mundo da escrita, de modo que ela possa transitar pelos discursos da escrita, ter condições de operar criticamente com os modos de pensar e produzir da cultura escrita."  A criança precisa ser incentivada e estimulada à imaginar e criar, acreditando-se pois, que num primeiro momento a capacidade de ler e escrever é pelo ouvir, onde a criança vai reproduzir o que é escutado e assim aprendido, fazendo o uso do reconhecimento das palavras.
O texto de Maria Cristina Rizzoli , trata de uma feliz experiência que eles tiveram em Bolonha, no norte da Itália, incentivando a leitura das crianças. Segundo Nabokov, "[...] o ato de contar histórias é um ponto de encontro delicado entre a imaginação e o conhecimento... abrindo caminhos criativos e desenvolvendo a imaginação.[...]" Aquela criança que desenvolve a imaginação, tendo a curiosidade desenvolvida, poderá então responder às várias situações que surgirão durante a sua vida e solucionar com mais facilidade e tranquilidade possíveis problemas futuros, Eistein, quando perguntado qual seria a melhor maneira de cultivar nas crianças o intresse pela ciência, sugeriu que se contassem muitos e muitos contos de fadas.... essa experiência em Bolonha foi justamente essa. Foi permitido às crianças um acesso diferenciado à leitura. Aumentando o valor dos livros, em meio uma sociedade que se esqueceu a importância da leitura prazerosa.

 A música de Toquinho trata dessa imaginação da criança, que durante a educação infantil é mais facilmente trabalhada, é este o momento mais propício de construir as bases para o desenvolvimento pleno crítico e cultural. A criança precisa encontrar nos livros segurança nos livros, é necessário o estímulo à leitura, por isso a importância de trazer a criança à curiosidade, despertamento dos sentidos, dos questionamentos. Nós como educadores, não podemos deixar a criança se sentir no dever de ler e escrever. É nossa responsabilidade mostrar a ela que existe um mundo multilateral, que o escrever e ler é resultado de todo um trabalho desenvolvido com amor. Aprender, segundo Bruner, é entender e entender é construir significados. Nossa função é oferecer a criança um ambiente agradável de conforto, carinho, intimidade e liberdade para a criança criar e inventar. Ela assim, poderá amadurecer suas ideias e no seu momento certo, "voar".


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