quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Apresentação Grupo III


O Grupo 3, composto por Joana Almeida, Marcela Flo, Leandro Sartori e Daniela Araújo, nos apresentou o texto "Mídia Escrita e Letramento: Jornais e Revistas na sala de aula", um texto produzido pela equipe de professores da Escola Municipal Adlai Stevanson, um texto pautado na prática do uso de jornais e revistas para impulsionar ascapacidades necessárias à leitura.
O que discutiremos é: "O USO DE JORNAIS E REVISTAS PARA MELHORIA DA LEITURA E DA ESCRITA".
Acredito que a maior utilidade das revistas e dos jornais quando fazemos a ponte entre crianças e leitura/escrita é que envolvemos a realidade das crianças. Seja ela por uma notícia que eles já tomaram conhecimento ou por usarmos um jornal, uma revistas que eles estão acostumados em casa. Existem muitas atividades que podem ser realizadas em sala ou em tarefas para  casa com as crianças.não importa com que faixa etária você esteja trabalhando, existem muitas propostas, é só ter um pouquinho de criatividade, boa vontade e desejar fazer um trabalho diferente. Você pode ilustrar os diferentes tipo de vocabulário... orientar às crianças de como é a melhor maneira de se expressar, mostrar a diferença entre letra bastão e letra cursiva... maiúscula e minúscula, os diferentes tipos de texto. O professor pode explicar o que faz um jornalista, o que estuda, como se prepara para o mercado de trabalho e ainda criar uma atividade diferenciada, considerando que os alunos sejam os mais beneficiados. Sabemos que não é uma opção tranquila escolher jornais que nos trazem problemas de conjugações verbais, vozes incorretas e frases de duplo sentido que trazem má compreensões. Porém, se essa for a realidade de seu aluno, sua responsabilidade é mostrá-lo o que está errado, para que ele não venha recair no mesmo erro.



Exemplos:




Adicionar legenda





 Exemplos de revistas educativas .





Nenhum comentário:

Postar um comentário