quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Uso do Portfólio na Formação de Professores


"O professor desenvolve e produz teoria da sua própria ação. Contudo, tal concepção da teoria e prática ainda é pouco vivenciada nos cursos de formação de professores"
            Baseada em minha experiência  no uso do portfólio, posso afirmar que é possível sim, usá-lo como um método eficiente para avaliação e para aprendizagem. Isso porque, com o Portfólio eletrônico, encontramos vários métodos de expor nossas percepções e entendimentos. O usuário tem a liberdade de escrever e reescrever, postar imagens ou fotos que ilustrem seus  pensamentos, de formas até, um tanto quanto mais espontâneas utilizando como por exemplo, as charges. Há também a possibilidade de postarmos vídeos, para incrementar o conteúdo do blog, ou músicas que também sirvam para ilustração das atividades e pensamentos. Estamos acostumados com o Portfólio na disciplina de Artes, cursos de graduação que trabalham disciplinas artísticas. E finalmente essa possibilidade vem sendo estudada para ser trabalhada no curso de formação de professores. É essencial que o professor tenha acesso ãs tecnologias. É dessa forma que ele estreita os laços com seu aluno, mostrando a ele as "N" possibilidades de apresentar o que ele sabe, o que ele conhece, o que ele entende do mundo. É fácil perceber como é o dia-a-dia do seu aluno, como ele vê o mundo e o conteúdo que ele aprendeu quando você abre para o debate, para o trabalho e parte desse ponto, para uma análise de tudo o que ele faz.Partimos do princípio de que, o conhecimento não pode ser dado apenas como algo que você adquire e pronto. Ele, na verdade, deve ser construído e renovado, ampliado e reconduzido, todos os dias. Creio sim, que esta forma de avaliação e condução de conhecimento, deve ser implantada nos cursos de formação de professores, seja magistério, seja graduação, para que assim, os professores comecem a preparação para o trabalho com seus alunos em sala de aula. Acho também que para as crianças, esta será uma forma de auxílio tanto para seu desenvolvimento cognitivo, quanto para sua auto-estima. É impressionante como o resultado de provas e/ou trabalhos arrasam com a auto-estima da criança... ela não consegue enxergar o que é capaz de fazer, só enxerga na realidade, o seu fracasso. Apresentando o portfólio às crianças, permitimos que elas digam aquilo que sabem e perceberemos quais são suas deficiências, e assim sanar suas dúvidas Além disso, a criança encontra todas as suas produções, ela vê o que está construindo e percebe tudo o que ela é capaz de fazer, é uma sensação prazerosa de que você produz conhecimento, não só adquire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário