terça-feira, 3 de abril de 2012

O Processo de Aquisição da Escrita na Educação Infantil

Suely Amaral Mello

Debate 2  =)

 


         A autora se baseia em estudos e conhecimentos de Vygotsky para desenvolver seu texto, partindo da ideia de que para a realização de atividades através das quais as crianças se apropriam da cultura, é necessário apontar o caráter ativo da criança que está aprendendo.         Ela acredita que deve-se buscar uma inversão nesse processo de contaminação das crianças dentro das escolas, sendo assim,  “[...]deixar contaminar o ensino fundamental com atividades que julgamos típicas da educação infantil [...]” (p. 24). Atividades lúdicas que incentivam à imaginação e instigam a curiosidade das crianças.
        Mello diz que a escrita tem que ser mais uma das linguagens de expressão das crianças, que tragam conteúdo, que tragam significado e não um processo totalmente mecanizado, fazendo com que os pequenos escrevam frases sem sentido para eles, ou que não trazem nenhum grau de importância para sua compreensão de mundo. Exercitando, desse modo, o  processo de formação e organização de seus pensamentos e suas ideias.
        Quando a criança tem a oportunidade de escolher sobre o que falar, o que escrever, o que ler... a imaginação já é despertada instintivamente. É nesse momento que ela sonha com aventuras submarinas, guerras espaciais, perseguições à cavalo, princesas e príncipes. É assim que a criança ganha autonomia para escrever.
      Não escrever perfeitamente, pontuando excelentemente cada frase, empregando todas as crases, reconhecendo todos os dígrafos, e sabendo pelo fonema como empregar cada letra. Mas escrever na verdade para ser entendida. Para transmitir aquilo que ela acredita, pensa, sonha, deseja... É crescer em suas ideias.  


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